Prefeitura entrega o novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro do Cuca Pici – Blog da Costura

[ad_1]

Se você quer Ganhar Dinheiro com Costura, clique aqui e veja a história da Solange Pereira!

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quarta-feira (29/11), um novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, no Cuca Pici. Esse é o 13º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). O objetivo é disponibilizar máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico.

O ateliê segue a lógica de coworking, ou seja, é um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o território do Pici, localizado na Regional 11, foi reconhecido pela SDE Fortaleza como um polo de produção de costura.

Com essa iniciativa, Fortaleza sai à frente em relação a outras capitais, pois o espaço promove a inclusão e a independência financeira, atingindo principalmente mulheres que podem sofrer de violência matrimonial. As usuárias também podem trocar experiências entre si e formar uma rede de contatos. Até o momento, cerca de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com o Projeto.

O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Os equipamentos estão localizados em diversos bairros da cidade, como Bom Jardim, Vila União, Ancuri, Jangurussu, entre outros. Parte da matéria-prima utilizada no ateliê, como retalhos, vem de doações de empresas.

Além disso, o Projeto Costurando o Futuro faz parte de outras ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza busca promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro é um passo importante na busca por uma cidade mais justa e igualitária, onde todas as pessoas têm oportunidade de alcançar independência financeira e realizar seus sonhos através do empreendedorismo.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *