Harmonia Luso-Brasileira na Tradição Yorùbá – Blog da Costura

[ad_1]

Se você quer Ganhar Dinheiro com Costura, clique aqui e veja a história da Solange Pereira!

O Harmonia Luso-Brasileira na Tradição Yorùbá é um projeto musical que destaca a colaboração entre o brasileiro LuizGa e o português Edgar Valente. Essa colaboração é apresentada como uma homenagem à mitologia Yorùbá, que representa o “mundo terrestre” ou o “mundo dos vivos”.

Na mitologia Yorùbá, a palavra “Àiyé” representa o “mundo terrestre” ou o “mundo dos vivos”, onde os encontros físicos e a celebração da presença acontecem, sendo um espaço onde a música e a palavra carregam poder para abrir portais ao mundo espiritual, o Òrun. A colaboração entre o brasileiro LuizGa (alter ego de Luiz Gabriel Lopes) e o português Edgar Valente é apresentada como um elogio a essa cosmogonia, iluminando a beleza, mistérios e complexidade dessa tradição. A pesquisa destaca a multiculturalidade das diásporas luso-falantes, reconhecendo a crueldade trágica da travessia transatlântica na fundação da modernidade ocidental. A obra, contudo, escolhe focar nos tesouros das culturas, destacando a alquimia da colaboração, a superação pela festa e a costura de sons que transcende fronteiras, conectando o Brasil e Portugal como territórios em transformação, apontando para as ancestralidades como promessa de futuro.

LuizGa e Edgar Valente, representantes respectivos do Brasil e de Portugal, se encontraram em Lisboa em 2016, dando origem a uma colaboração musical frutífera chamada AIÊ. A sinergia musical entre eles surgiu em Serpa, no Alentejo, quando LuizGa buscava um músico polivalente para uma imersão nos estúdios do Musibéria. Edgar, sugerindo a si próprio para a tarefa, já havia gravado no local com sua banda Criatura, reconhecida pelo escritor Valter Hugo Mãe como a mais importante do país naquele momento. O sucesso da dupla foi notável, levando-os a se apresentar no Bali Spirit Fest, na Indonésia, em 2019. Em 2020, a pandemia levou LuizGa à casa de Edgar, resultando em uma estadia de três meses que consolidou a parceria e deu origem ao projeto AIÊ, representando um cruzamento de influências culturais e musicais entre as duas nações.

O projeto AIÊ destaca a importância da música e da palavra na mitologia Yorùbá, que carregam poder para abrir portais ao mundo espiritual. A colaboração entre LuizGa e Edgar Valente também ressalta a multiculturalidade das diásporas luso-falantes, reconhecendo a crueldade trágica da travessia transatlântica na fundação da modernidade ocidental, mas escolhendo focar nos tesouros das culturas e na alquimia da colaboração.

A parceria musical entre LuizGa e Edgar Valente resultou em um projeto frutífero que representa um cruzamento de influências culturais e musicais entre o Brasil e Portugal. A sinergia entre os dois músicos levou-os a se apresentar em diversos eventos internacionais, como o Bali Spirit Fest, na Indonésia, em 2019. E a pandemia, em 2020, levou LuizGa à casa de Edgar, consolidando a parceria e dando origem ao projeto AIÊ.

Em suma, o projeto Harmonia Luso-Brasileira na Tradição Yorùbá destaca a importância da colaboração musical entre Brasil e Portugal, representando um encontro de culturas e tradições que celebra a riqueza e a diversidade das diásporas luso-falantes. A parceria entre LuizGa e Edgar Valente ilustra a sinergia musical e cultural entre as duas nações, estabelecendo uma ponte entre o Brasil e Portugal por meio da música e da palavra.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *