galoneira SunSpecial #sewing #sunspecial #costura #costuraparainiciante #corteecostura #directdrive – Blog da Costura

O em português brasileiro é variante da língua portuguesa que é falada no Brasil. Ela possui suas especificidades em relação ao português falado em Portugal, que é conhecido como português europeu.

A língua portuguesa foi levada para o Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Com o passar dos anos, a língua foi sofrendo influências de outras línguas, como as línguas indígenas e africanas, além de ter se desenvolvido de forma autônoma devido ao isolamento do país em relação a Portugal.

Por isso, o português brasileiro possui algumas diferenças em relação ao português europeu. Uma das diferenças mais perceptíveis está na pronúncia das palavras. Enquanto em Portugal as consoantes finais costumam ser pronunciadas, no Brasil elas geralmente são omitidas, como por exemplo a palavra “comer”, que em Portugal é pronunciada “co-me” e no Brasil é pronunciada “co-me”.

Além da pronúncia, algumas palavras também possuem significados diferentes em cada variante do português. Por exemplo, a palavra “bicha” em Portugal é usada para se referir a uma fila, enquanto no Brasil é uma gíria para se referir a uma pessoa homossexual.

Outra diferença marcante está na sintaxe das frases. No português brasileiro, é comum o uso do pronome “você” para se referir a alguém, enquanto em Portugal é mais comum o uso do pronome “tu”.

No que diz respeito à gramática, também existem diferenças significativas entre as duas variantes da língua. Por exemplo, em Portugal é comum o uso do pretérito mais-que-perfeito do indicativo, enquanto no Brasil esse tempo verbal é pouco utilizado.

O vocabulário também varia em alguns aspectos. No Brasil, é comum o uso de palavras de origem indígena e africana, como por exemplo “abacaxi” e “caatinga”, enquanto em Portugal essas palavras não são utilizadas.

Apesar das diferenças, as duas variantes da língua portuguesa são mutuamente inteligíveis, ou seja, um falante de português brasileiro consegue entender um falante de português europeu e vice-versa.

Atualmente, o português brasileiro é a língua materna de mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, sendo a língua mais falada no país. Além disso, o Brasil é o único país da América Latina onde o português é a língua oficial, o que reforça a importância do português brasileiro no âmbito internacional.

Portanto, o português brasileiro é uma variante rica e diversa da língua portuguesa, que reflete a história e a cultura do Brasil. Apesar das diferenças em relação ao português europeu, ambas as variantes têm em comum a beleza e a complexidade da língua portuguesa.

Link do Vídeo no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *