Coostafe apresenta produtos em evento de sustentabilidade na UFPA em Belém – Blog da Costura

[ad_1]

Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), coordenada pela Seap, participou de seminário sobre sustentabilidade

Por Caroline Rocha (SEAP)

10/11/2023 12h59

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou pelo segundo ano consecutivo do VI Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, realizado no auditório do Instituto de Ciências de Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento iniciou na quarta-feira (8) e segue até esta sexta-feira (10).

O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS/UFPA) conheceu a cooperativa através de eventos que envolvem uma abordagem sustentável de economia circular, que também recicla resíduos sólidos e os transforma em produtos e artesanatos. 

Na avaliação de Gerson Santos, servidor da Seap, a Coostafe é reconhecida como uma das organizações que trabalham em prol do desenvolvimento sustentável, que utiliza da melhor forma os recursos que tem transformando-os em produtos e gerando economia para as mulheres em vulnerabilidade social. 

“Em todos os eventos que o Gemas promove aqui na UFPA, como a caminhada sustentável, a Coostafe participa com a demonstração dessas boas práticas de ressocialização, que também são sustentadas no espírito empreendedor dessas mulheres, com foco na economia circular e no meio ambiente de sustentabilidade”, destaca. 

Além da exposição e comercialização dos produtos artesanais feitos com material sustentável, a participação na feira do seminário tem como objetivo apresentar o trabalho que vem sendo feito pelas custodiadas com o intuito de prospectar novas parcerias e absorver ideias para futuras novas exposições.

Produtos sustentáveis – Parte dos produtos levados para o seminário reúne vários pedaços de tecidos diferentes que são encaixados e costurados, além disso, o revestimento interno é feito com a reutilização de banners que são doados para a cooperativa. 

A interna Glenda Mesquita, é integrante da Coostafe há quatro meses, desde então ela passou pelas áreas do bordado e pintura, atualmente na costura, a jovem é uma das responsáveis pela montagem dos produtos. 

“Eu sei como é juntar cada pedacinho de tecido para a gente formar um material, não tem explicação. Estou muito feliz pela oportunidade que Deus me deu, eu e as outras meninas fizemos de tudo para conseguir vencer na vida, porque a Coostafe é uma forma de criar novas expectativas de vida, e abrir portas para a gente lá fora. Então espero que as pessoas gostem do nosso trabalho, porque depois que eu conheci a cooperativa aprendi que a gente tem que amar o que faz”, conta Glenda. 

Oportunidades – Todo evento ou feira que a Coostafe está presente, conta com a presença de pelo menos uma custodiada, dessa vez tanto Glenda, quanto Laleska Pereira foram selecionadas pela primeira vez. 

“Fiquei feliz em saber que vinha participar da feira porque esse é um momento muito esperado, fui selecionada no meio de muitas dentro do bloco que desejam trabalhar na Coostafe e hoje eu estou aqui compartilhando um pouco do que a gente faz. Cada dia é um grande aprendizado, aprendi a costurar, fazer bolsas e bordados. Além disso, a gente acaba conhecendo mais pessoas, aprendendo a se expressar melhor e como fazer um pouco de cada coisa”, diz Laleska.

Serviço – A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) foi criada em 2014 e tem seu espaço físico localizado no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa, como a criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.

Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo email: coostafe@seap.pa.gov.br ou pelo Instagram @coostafe.pa .

Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *